PESQUISADORES

Rosana Batista Monteiro (Líder)

Professora Adjunto IV do Departamento de Ciências Humanas e Educação da UFSCar/Sorocaba. Graduada em Pedagogia pela UNESP - Araraquara (1992) , Mestre em Educação pela UNICAMP (1996) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2010). É líder do ETNS - Grupo de Pesquisa em Educação, Territórios Negros e Saúde, e integra o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Relações étnico-raciais e Formação de professores - GEPRAFE. Ex-integrante do GEPEFH - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Economia Politica da Educação e Formação Humana/UFSCar e do LEAFRO - Laboratório de Estudos Afrobrasileiros da UFRRJ. Trabalha com temas relacionados às políticas educacionais, formação de profissionais da educação para as relações étnico-raciais. Coordenou o curso de Pedagogia (UFSCar-So) de 2013 a 2015, Coordenadora de Relações Étnico-raciais da Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE-UFSCar) 2016-2017; atualmente é represente da CoRE/SAADE no campus Sorocaba. Integra o GT 21 Educação e Relações étnico-raciais - ANPED e o GT Racismo e saúde - ABRASCO. É docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana (PPGECH-So/UFSCar).

Luís Eduardo Batista (Líder)

Possui mestrado e doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Pós-doutorado pela Escola de Enfermagem da USP. Pesquisador Científico do Instituto de Saúde da SES-SP, foi coordenador da área técnica saúde da população negra da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo durante oito anos. Tem desenvolvido estudos sobre impacto do racismo na saúde, e sobre desigualdades raciais e saúde. Pertence ao grupo de pesquisadores que tem colaborado com a implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. Possui experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: populações em situação de vulnerabilidade, desigualdades raciais e saúde, gênero e raça/etnia. É líder do grupo de pesquisa Saúde da População Negra e Indígena do Instituto de Saúde e do Grupo de Pesquisa em Educação, Territórios Negros e Saúde da UFSCar. Integra o colegiado gestor do Grupo de Trabalho Racismo e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO).

Eugenia Portela de Siqueira Marques

Pós-Doutora em Educação pela UFPR (2015). Doutora em Educação pela UFSCar (2010). Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2004). É graduada em: Ciências Jurídicas (1998); Pedagogia (1993) e Pedagogia - Habilitação em Administração Escolar (1994), ambas pela Universidade Católica Dom Bosco, e Letras pelas Faculdades Católicas de Mato Grosso (1987). Atualmente é Docente na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados - MS. Chefe do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro- NEAB/UFGD. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Relações étnico-raciais e Formação de professores - GEPRAFE. Coordenadora do GT 21 ANPED- Educação e Relações étnico-raciais. Presidente da Comissão de verificação de autodeclaração da UFGD. Tem experiência nas áreas de: Educação, Diversidade e Inclusão; Ciências Jurídicas, com ênfase em Educação Superior e Educação para as relações étnico-raciais, Gestão Escolar. Atua principalmente nos seguintes temas: gestão escolar, políticas da educação superior e diversidade étnico-racial e inclusão.

Maria Walburga dos Santos

Docente associada da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), vinculada ao Departamento de Ciências Humanas e Educação e ao Programa de Pós Graduação em Educação (PPGed), atuando no campus Sorocaba. Doutora (2010) e Mestre (2005) em Educação - História e Historiografia - pela Universidade de São Paulo (USP). Graduada (licenciatura e bacharelado - 1997) em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atua no curso de Pedagogia, área de Educação Infantil, sendo também habilitada para o campo de Ensino de História e Geografia. Desenvolve pesquisa com as temáticas: infância, educação infantil, comunidades quilombolas, formação de professores e brincar. Atualmente (2019), realiza pesquisa pós doutoral no "Centre de Recherche Interuniversitaire Expérience Ressources Culturelles Éducation" (EXPERICE), de l'Université Paris 13 ? Sorbonne Paris Cité, França.

Tatiane Cosentino Rodrigues

Doutora em educação (2011) pela Universidade Federal de São Carlos, possui graduação (2003) em Pedagogia e Mestrado em Ciências Sociais (2005) pela mesma instituição. É professora do Departamento de Teorias e Prática Pedagógicas e do Programa de Pós Graduação em Educação da UFSCar. É líder do grupo de Pesquisa CNPq "Educação e relações étnico-raciais". Coordena projeto internacional do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento (CAPES). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, relações raciais, diversidade, diferença, movimento negro, currículo e formação de professores.

Vanessa Ferreira Garcia

Mestre em educação pela UFSCAR - Campus Sorocaba. Possui especialização em psicopedagogia institucional e graduação em pedagogia (2010). Atualmente é professora de educação infantil da Rede Municipal de ensino de Sorocaba e professora voluntária no Projeto raízes e Resistência no Quilombo Cafundó (Salto/ SP) com enfoque na alfabetização de adultos. Membro do grupo de pesquisa Educação territórios Negros e saúde (ETNS) desde 2016. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em alfabetização inicial, educação das relações étnico-raciais e educação infantil.

Jéssica Fernanda Moreira Jorge

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba. Gestora da Educação Infantil em instituição privada no Município de Sorocaba/SP. É membro do ETNS - Grupo de Pesquisa em Educação, Territórios Negros e Saúde. Atuou como bolsista no programa de Bolsas de Iniciação Cientifica ? PIBIC do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento ? CNPQ e realizou o projeto intitulado: Mapeamento sobre os avanços e desafios para a implantação das DCN para a educação das relações étnico-raciais na formação inicial de profissionais da educação. Atuou como bolsista do Programa Institucional de bolsa de Iniciação à docência - PIBID da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ? CAPES no subgrupo de Pedagogia, em um subprojeto intitulado: Corpo e Movimento.

Laíne Horta Lima

Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação PPGEd- So da Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba - Linha de Pesquisa Educação Comunidade e Movimentos Sociais. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Territórios Negros e Saúde - ETNS. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Educação para as Relações Raciais, atuando principalmente nos seguintes temas: Religiões de Matrizes Africanas, Cultura Afro-brasileira e Formação de Professores.

Ademir Barros dos Santos

Doutorando e mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba; ex-mestrando em História Social pela Universidade de São Paulo; possui graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambas pela Universidade de Sorocaba. MBA em Gestão Sistêmica baseada em valores humanos, pela Fundação Douglas Andreani (licenciada FGV). Membro do Grupo de Estudos ETNS - Educação, Territórios Negros e Saúde e do Grupo de Estudos e Pesquisa GPTeFE - Grupo de Pesquisa Teorias e Fundamentos da Educação, ambos da Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba; membro pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR pela mesma entidade, e pela Universidade de Sorocaba - Uniso. Coordenador da Câmara de Preservação Cultural do Núcleo de Cultura Afro-brasileira - Nucab - da Universidade de Sorocaba - Uniso, onde pesquisa e produz palestras, seminários e estudos na área das ciências sociais, com artigos e livros, acadêmicos ou não, publicados no Brasil e exterior, desenvolvidos a partir da experiência acumulada nesta área, com ênfase em História Social afro-brasileira. Contista, poeta, cronista, assina ficção com o pseudônimo Ed Mulato.

André Santos Luigi

Bacharel (2009) e Licenciado (2010) em História pela FFLCH/USP. Licenciado em Pedagogia pela FAEP (2017). Especialista em Ensino de História pelo IFCH/Unicamp (2012). Mestre em Educação, na área de Formação de Professores, pelo PPGEd/UFSCar. Atualmente é doutorando em História Social da África no Programa de Pós-Graduação em História Social IFCH/Unicamp. Desde 2012 é Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Atuou entre 2009 e 2012 como professor de História no Ensino Fundamental e Médio na Rede Pública Estadual e Municipal de São Paulo. Entre 2009 e 2017 trabalhou voluntariamente como Coordenador Pedagógico e professor do Cursinho Popular EPA, projeto de Extensão da FATEC Itu. Em 2017 lecionou na Graduação em Licenciatura em História da Universidade Cruzeiro do Sul. Em 2018 foi Professor de Educação Básica, Técnica e Tecnológica no IFSP Campus Registro. Pesquisa Educação para as Relações Étnico-Raciais, História da África, História de Itu e Ensino de História. É membro do Centro de Pesquisa em História Social da Cultura (CECULT/Unicamp), do Grupo de Pesquisa Educação, Territórios Negros e Saúde (ETNS/UFSCar). É líder do Grupo de Pesquisa Educação, Territórios Negros, Indígenas e Resistências (ETNIAR/IFSP).

Mariana Martha de Cerqueira Silva

É doutoranda e mestre em Educação pela UFSCar, graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora do curso de Pedagogia da Faculdade de Sorocaba/UNIESP, pesquisadora integrante do ETNS (CNPq), assessora pedagógica voluntária do Centro Cultural Quilombinho. Atua especialmente na área de estudos e pesquisas voltados à temática da Educação para Relações Étnico-Raciais, Currículo e Movimentos Sociais.Tem experiência na docência e coordenação da Ed Básica e Formação de Professores.

Fabiane Rodrigues de Camargo

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista (2008). Atualmente é peb II - Secretaria Municipal de Educação, cultura, Esporte e Lazer. Tem experiência na área de História, com ênfase em História.

 

ESTUDANTES

Ana Rita da Silva

Mariama Ferrari de Souza Cirqueira

Patricia Aparecida Pio Silva

 

EGRESSOS

Daniela Cassiano Custódio Gonçalves

Edmeire Gomes da Silva

Giovana Aparecida Correia de Toledo

Site do Grupo de Pesquisa Educação, Territórios Negros e Saúde - Sediado na UFSCar / Campus Sorocaba Desenvolvido por André Santos Luigi