Formação de formadores

Educação continuada na perspectiva ERER (2017/2)

O curso foi organizado a partir de reuniões realizadas no Centro de Referência em Educação (CRE), órgão da Secretaria Municipal de Educação de Sorocaba. As reuniões decorreram de duas situações: a criação de um grupo de trabalho para o desenvolvimento de ações relacionadas aos estudos necessários as diversidades e a demanda de integrantes do movimento social negro em relação a implementação da Resolução CNE/CP 01/2004.

Para atender estes objetivos, em decisão conjunta dos órgãos e instituições componentes do grupo de trabalho, foi tomada de decisão pela organização de cursos de formação em educação para as relações étnico-raciais para a rede municipal de educação. Para tal, foi proposto um primeiro curso com o objetivo de formação para umaequipe de formadores de professores e demais profissionais da educação que construíssem coletivamente proposta(s) de cursos, atuassem como formadores e ainda pudessem acompanhar e avaliar a efetiva implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana – DCNERER - nas escolas da rede municipal de Sorocaba.

A seleção de participantes do curso foi definida de forma a propiciar que os diferentes segmentos estivessem presentes. A seleção se pautou nos critérios da diversidade de agentes e na expertise (conhecimentos prévios sobre o campo das relações étnico-raciais) comprovada pela participação em cursos de formação ou por práticas desenvolvidas na educação básica e/ou superior e/ou na gestão de programas/projetos de igualdade racial.

Foram definidas as de uma (1) a três (3) para as seguintes categorias: Estudante de Pós-Graduação; Integrante do ETNS e/ou NEPEN -UFSCar; Representante do GAAR/CRE/SEDU; Representante do CPDPN; Representante do FORPIR; Representante do Movimento Negro; Representante do NUCAB; Representante do Forum Popular de Educação; Professor/a*; Orientador/a Pedagógico*; Diretor/a*; Vicediretor/a* Supervisor/a de ensino.

As atividades do curso foram organizadas em 3 módulos sendo as responsáveis pela sua organização: Rosana Monteiro, Rosa Pinheiro e Adilene Carvalheiro. O desenvolvimento das atividades aconteceu aos sábados, em período semi-integral, e inicialmente deveriam acontecer atividades no ambiente virtual de aprendizagem (AVA). No entanto, o AVA não se mostrou um recurso propicio para o público do curso que teve dificuldades em acessá-lo ou em realizar atividades propostas. Optou-se então pelo uso de e-mails, atividades de leitura e reflexão fora do horário de encontros presenciais, e uso do whatsapp para troca de informações e esclarecimentos de dúvidas.

Os encontros presenciais ocorreram com exposição dialogada sobre as temáticas e debates a partir das experiencias dos participantes. Os eixos formativos planejados foram mantidos, na organização cronológica apontada no projeto. As Políticas Curriculares de Ação Afirmativa: Artigos 26 A e 79 B da LDB 9394/96, DCNERER e o Plano de implementação das DCNERER e PME-Sorocaba foram debatidos a partir do diagnóstico e análise de dados acerca da implementação das DCNERER em Sorocaba de 2012 e 2017.

As estratégias e planejamento de uso de recursos públicos para capacitação e formação dos profissionais da educação foram divididos em encontros para a um primeiro encontro de Identificação dos recursos financeiros, humanos e materiais disponíveis em âmbito federal, estadual e municipal e formas de sua captação para subsídio da aplicação das DCNERER e encontros posteriores para estudos de estratégias possíveis para uso de recursos públicos na implementação das DCNERER no sistema municipal de Sorocaba.

Tendo em vista estas estratégias, foram propostas modalidades de formação continuada de professores a partir das narrativas dos participantes do curso. O grupo mostrou-se bastante interessado nos temas, participando ativamente das discussões. Houve farta apresentação de experiências, positivas ou não, tanto do espaço escolar como de outros; a principal atividade de avaliação proposta – a elaboração de proposta de formação de profissionais da educação – teve participação efetiva dos diferentes segmentos e representações presentes. Ao longo do curso apenas duas pessoas deixaram de participar por conflito de agenda, uma delas continuou acompanhando a distância os encaminhamentos do curso.
Resultados
Consideramos que os objetivos propostos foram alcançados, apesar das dificuldades com o uso do AVA. Ou seja, compreende-se que:

1. Houve formação coletiva dos possíveis formadores para a implementação das DCNERER;

2. Os encontros possibilitaram o levantamento das ações desenvolvidas pelos(as) participantes com identificação do estágio de implementação das DCNERER nas escolas em que atuam;

3. Foi elaborada uma proposta de formação continuada para profissionais da educação da rede municipal de Sorocaba contendo estratégias de acompanhamento da implementação das DCNERER a ser entregue a(o) Secretária(o) de Educação no primeiro semestre de 2018. Houve a construção de carta a ser encaminhada ao Conselho Municipal de Educação e/ou de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra tendo em vista a solicitação de esclarecimentos acerca da regulamentação da Resolução CNE/CP 01/2004.

O curso cumpriu as 60 horas de duração sendo que, 48 horas foram de atividades presenciais em encontros no Núcleo ETC, aos sábados, e com participação no V Encontro Mês da Consciência Negra e 3o Seminário Educação para as Relações Étnico-raciais e formação dos profissionais da educação (9 a 11/11/18), organizado pelo ETNS/UFSCar. Outras 12 horas atribuídas a atividades a distância, no AVA, foram substituídas por produção de narrativas, leitura de textos, pesquisa em ambiente virtual.

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