Proposta

II Encontro Mês da Consciência Negra, a realizou-se na primeira semana de novembro de 2014 de forma integrada ao I Seminário Educação para as Relações Étnico-Raciais e Formação de Profissionais da Educação. A Comissão Organizadora de ambos eventos foi composta por cursistas da ACIEPE Formação de formadores para a Educação das Relações Étnico-Raciais e estudantes da disciplina optativa Relações Étnico-Raciais e Educação. A construção da proposta e sua execução contou ainda com as parcerias e apoio do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE), PPGE-UFSCar Sorocaba, LIFE, Coordenadoria da Igualdade Racial de Sorocaba e Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Sorocaba. A parceria com o LIFE, por meio da Profa. Bárbara Nakayama, garantiu os recursos para a participação do conferencista. O DCHE garantiu os recursos para pagamento de passagens e diárias de dois palestrantes e os demais recursos foram provenientes da Pró-reitoria de Extensão, relativos ao Edital Proex Eventos/2º semestre de 2014.
Os eventos ocorram entre os dias 06 a 08 de Novembro de 2014, no campus Sorocaba e no Núcleo ETC – UFSCar. A divulgação do evento contou com a contribuição dos estudantes da disciplina optativa “Relações étnico-raciais e educação” que criaram Facebook do evento e um blog para receber as inscrições.
Foram realizadas 81 inscrições pelo blog, sendo 45 estudantes da UFSCar (Pedagogia, Geografia, Biologia, Administração de Empresas, Economia, ACIEPE Formação de Formadores em Relações Étnico-Raciais e alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação) e professores da rede pública da região de Sorocaba, a maioria envolvido com o Programa de Iniciação à Docência – PIBID.
Além dos inscritos, circularam pelo evento cerca de 100 pessoas.
As oficinas desenvolvidas no terceiro dia dos eventos (sábado) tiveram uma circulação de cerca de 60 pessoas entre estudantes e professores.
Em 18 de novembro de 2014, na Sessão Solene da Câmara Municipal de Sorocaba pelo Dia da Consciência Negra, a Presidente da Comissão Organizadora do evento e coordenadora da ACIEPE Formação de Formadores para a Educação das Relações Étnico-Raciais, Professora Doutora Rosana Batista Monteiro, foi homenageada pelos trabalhados desenvolvidos em prol da Igualdade racial no campo da Educação.

Profa Dra Rosana Batista Monteiro – Presidente da Comissão Organizadora
Ademir Barros dos Santos
Mariana Martha de Cerqueira Silva
Marilda Aparecida Correia
Lucimara Aparecida Feliciano da Rocha
Maria de Lourdes Almude Almeida
Fernanda Kannemberg
Lidiane dos Santos Olívio
Fabiane Camargo
André Santos Luigi

Atividades

Conferência de Abertura - O ensino de História Africana e Afrobrasileira: perspectivas de educação intercultural
Prof. Dr. Luiz Fernandes de Oliveira (UFRRJ)
06 de novembro de 2014

Palestra - Relações Étnico-raciais e Formação docente
Profa. Dra. Tânia Mara Pedroso Muller (UFF)
07 de novembro de 2014

Palestra - O tambu repicou, o bumbo retumbou e o samba virou pernada: manifestações culturais negras do Médio Tiete
Carlos Cavalheiro
07 de novembro de 2014

Oficinas - 08 de novembro de 2014

Oficina 01 - O que os Religiosos de Matriz Africana de Sorocaba e Região pensam sobre saúde e educação?
Ademir Barros dos Santos, Nivaldo Bernardo de Moura, Celso Monteiro de Oxaguian (Programa LGBTT da SMS de São Paulo), Luís Eduardo Batista (Instituto de Saúde do Estado de São Paulo) e Paula de Souza e Sousa (Programa Estadual de DST/HIV/AIDS)

Oficina 02 - Currículo escolar e educação para Relações Étnico-Raciais: uma reflexão prática
Mariana Martha de Cerqueira Silva, Marilda Aparecida Correia

Oficina 03 - Propostas Pedagógicas para a Educação Infantil