O Curso de Formação para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileiras está estruturado em torno de 30 horas presenciais e 150 horas a distância, totalizando 180 horas.
Os conteúdos estão organizados em 4(quatro) Módulos:

Módulo 1 – História da África, com 30 horas.
Módulo 2 – História do Negro no Brasil, com 30 horas.
Módulo 3 – Literatura Afro-brasileira, com 30 horas.
Módulo 4 – Educação e Relações Étnico-raciais, com 40 horas destinadas à discussão de temas relacionados à área e 20 horas destinadas à elaboração de projetos pedagógicos.

Além destes módulos, há o período de ambientação no Moodle, encontros presenciais para apresentação do curso, avaliação escrita, apresentação de projetos pedagógicos e oficina de avaliação do curso. À exceção da primeira atividade, as demais são realizadas integralmente nos pólos de apoio presencial.

Módulo 1 – História da África, discutiremos das representações correntes sobre o continente africano, estudaremos as regiões do Congo-Angola e Benim, de onde vieram grandes contingentes de escravizados aportados no Brasil. Veremos como o fim do tráfico foi seguido pela conquista militar europeia e pela implantação do domínio colonial, discutiremos as primeiras respostas africanas à ameaça europeia e ao racismo, bem como o papel da diáspora africana nesse processo. Autor: Fábio Baqueiro Figueiredo. Baixe aqui.

Módulo 2 – História do Negro no Brasil, discutiremos como se consolidou a escravidão no Brasil. Veremos como a população cativa utilizou várias estratégias de contestação do sistema escravista e o contexto de desagregação do tráfico transatlântico de escravos e que o fim da escravidão no Brasil resultou da luta de diversos setores da sociedade, que às vezes se encontravam, mas muitas vezes seguiam caminhos diversos. Conheceremos os fundamentos ideológicos das relações raciais no Brasil, assim como algumas políticas públicas adotadas pelo Estado brasileiro visando manter a exclusão social do negro no pós-abolição, assim como os efeitos da escravidão sobre a organização e a luta da população negra por seus direitos. Ao final, estudaremos as lutas e conquistas do negro brasileiro no âmbito cultural na República brasileira a partir de duas frentes: o estudo dos movimentos negros e da análise da cultura negra como cultura brasileira. Baixe aqui.

Módulo 3 – Literatura Afro-brasileira. Florentina Souza & Maria Nazaré Lima. Baixe aqui.

Módulo 4 – Educação e Relações Étnico-raciais, discutiremos conceitos fundamentais para o nosso trabalho pedagógico. Traçaremos um panorama histórico do acesso da população negra à educação, explorando conceitos fundamentais para o entendimento da ausência da população negra e suas contribuições do sistema formal de ensino, assim como discutiremos as alternativas forjadas pela população negra diante da exclusão educacional. Analisaremos como as políticas de ações afirmativas se tornaram instrumentos importantes na luta contra o racismo institucional e sua importância para a promoção de uma educação inclusiva. Conheceremos propostas pedagógicas que consideram a valorização da cultura negra como um dos aspectos fundamentais na luta pela construção da igualdade. Entenderemos a importância de uma perspectiva que considere as diversas facetas da diversidade para o trabalho educativo preocupado com a promoção da igualdade. Discutiremos sobre o racismo e o sexismo como violências que são reproduzidas e podem ser combatidas na escola. Encerraremos nosso Módulo discutindo currículo e instrumentos para o planejamento de ações inclusivas. Baixe aqui.

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